Esse tema começou a ser discutido na década de 80, e hoje é uma grande tendência na dinâmica atual da comunicação organizacional.
Na comunicação integrada todas as ações são pensadas de forma estratégica, e alinhadas com os objetivos específicos de cada departamento e os objetivos gerais da organização.
Esse processo harmonioso gera uma comunicação excelente. Fato esse que fortalece o conceito institucional, corporativo, mercadológico, bem como a imagem da organização perante aos públicos de interesse. Evita também que ocorra o desencontro de informações e a sobreposição de tarefas.
Como escreve Miguel Jorge “Um dos maiores entraves à política de comunicação das empresas á a constituição de feudos que acreditam ter objetivos diferentes.”, por esse motivo que todos os departamentos devem trabalhar sobre uma mesma ótica, a fim de buscarem como único objetivo a comunicação excelente. Pois só assim a organização conseguirá atingir os seus objetivos, bem como dos públicos que com ela interagem.
Nos próximos posts explicaremos com maior abrangência cada área que forma a comunicação organizacional integrada.
Figura 1.
Por Renan Pereira Santana
Fontes:
KUNSCH, MMK. Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus Editorial, 2003. Capítulo 4, p.149-202
KUNSCH, Margarida M. K. Comunicação Organizacional: conceitos e dimensões dos estudos e das práticas. In: MARCHIORI, Marlene. Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2006. p. 167-190
KUNSCH, Margarida M. K. Relações Públicas e Modernidade: Novos paradigmas em comunicação organizacional. Relações Públicas: em busca de novos paradigmas.São Paulo, SP: Summus, 1997. p. 105-133
0 comentários:
Postar um comentário