Nascido em 1971, na cidade de Ilha Solteira no estado de São Paulo, Alexandre Volpi, formado em jornalismo, trabalhou com Vera Giangrande na revista Consumidor Moderno, ele era editor e ela era colaboradora, durante dois anos. Volpi, também escreveu livros didáticos, é diretor de redação da DeFato Informação Jornalismo e atua como colaborador em muitos veículos voltados para os setores de atendimento a clientes, telecomunicações e tecnologia da informação.
“A história de relações públicas e da função ombudsman no Brasil não pode ser contada sem que o nome de Vera Giangrande seja lembrado. Para ambas as atividades, que coincidem no objetivo de promover a aproximação e o relacionamento ético e duradouro entre duas partes, Vera deu valiosas contribuições, a começar pelo pioneirismo e pela batalha constante em busca da ética profissional.”
No livro, Na trilha da Excelência, Volpi, busca relatar detalhadamente a vida profissional de Vera Giangrande. Desde sua infância até seus últimos dias de vida. Descreve a paixão de Vera pela leitura e como ingressou na área de Relações Públicas. Evidencia grande admiração por ela, adquirida no período em que trabalharam juntos, que fácil se percebe na leitura do livro.
Para arriscar fazer a biografia de uma profissional como Vera Giangrande, o autor não podia se basear somente em historias contadas e fatos relacionados, foi preciso muito mais, entrevistou 35 fontes, a maioria mais de uma vez.
Entre os entrevistados, estão Abilio Diniz (Grupo Pão de Açúcar), Agostinho Gaspar (G&A), Alexandre Bossolani (Peg & Faça), Ana Maria Diniz (Grupo Pão de Açúcar), Antonio De Salvo (ADS), Carlos Eduardo Mestieri (Inform), Claudio Felisoni de Angelo (Provar – USP), Edson Luiz Vismona (ABO), Flavio Schmidt (Conferp), George Washington, José Carlos Figueiredo, José Carlos Ferreira, José Rolim Valença e Luiz Antonio Viana (Net). Realizou entrevista com familiares, amigos, colegas de trabalho que o ajudaram a identificar a maneira que Vera agia com as pessoas que faziam parte do seu dia-a-dia; pesquisas sobre o seu desempenho, desenvolvendo clippings. Todos esses fatores deixaram o livro transmitir de forma mais compreensível o por quê detalhar a vida dessa profissional.
Volpi procura salientar os desafios que Vera enfrentou para que conseguisse chegar longe na sua carreira como chegou, como por exemplo, os preconceitos machistas presentes na sociedade e na profissão. Vera fazia o possível para manter a fidelidade dos clientes e procurava manter as melhores relações com todos os eles, e não só com a variedade de público externo, mas também com seu público interno.
Este livro é interessante para quem atua na área de comunicação, principalmente em Relações Públicas, pois a biografia incentiva a leitura e o desenvolvimento da visão crítica em detalhes que fazem a diferença, especialmente quando cita a facilidade de Vera para gerenciar qualquer crise.
Por Nicole Evangelista Nanci
Por Nicole Evangelista Nanci
Fontes:
VOLPI, Alexandre. Na trilha da excelência: Vida de Vera Giangrande – uma lição de relações públicas e encantamento de clientes. São Paulo: Negócio Editora, 2002.
http://www.sinprorp.org.br/Livros/livros200303.htm
0 comentários:
Postar um comentário