Este capítulo aborda a questão das transformações sociais na sociedade contemporânea e seus impactos nas organizações. Incluem-se nessas mudanças as novas tecnologias da informação e os novos processos produtivos.
Considerando-se no livro, o cenário social a partir da década de 90, são analisadas as grandes mudanças e evoluções pelas quais a sociedade já passou e ainda está passando. Mudanças sociais, políticas e culturais, que interferem na forma da gestão administrativa e comunicacional dentro de uma organização.
Uma das formas de modificação do gerenciamento de uma empresa é a responsabilidade social, que de acordo com o Instituto Ethos, “é uma forma de conduzir os negócios da empresa de tal maneira que a torne parceira co-responsável pelo desenvolvimento social.”
Essa deve compreender tais transformações e acompanhar o ritmo da sociedade, pois seus funcionários fazem parte desse macro sistema.
As organizações devem compreender que o perfil do funcionário mudou e que hoje o trabalhador é orientado pelo conhecimento e pela informação. Esses artifícios podem ser usados pelas empresas, pois são recursos estratégicos e agentes transformadores das organizações.
Há a expansão do trabalho imaterial, onde requer mais esforço emocional e mental do que o físico. O trabalhador utiliza a informação e a cultura para desenvolver suas atividades, dando um caráter subjetivo ao trabalho.
Portanto, não é possível pensar em uma gestão de comunicação estratégica, usando como base o paradigma clássico/informacional. Isso porque as pessoas têm opinião, sabem de seus direitos como cidadãos e interferem nas tomadas de decisão da organização, sendo chamadas pelas autoras de atores sociais.
No próximo post, será explicado o capítulo 2 do livro.
Por Heloísa Battistin Rezende
Fontes:
Oliveira, Ivone de Loudes. O que é Comunicação estratégica nas organizações?/ Ivone de Lourdes Oliveira, Maria Aparecida de Paula. – São Paulo: Paulus, 2007.- (Coleção Questões fundamentais de comunicação: 8/ coordenação Valdir José de Castro)
Aula da Professora Claudia Nociolini Rebechi de Comunicação Organizacional do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo.
terça-feira, 5 de maio de 2009
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