Segundo José Cerqueira Filho, os profissionais do mercado imaginam que a comunicação é apenas produzir house organs e releases, mas a comunicação não vive somente destes instrumentos.
No mercado ainda tem profissionais analgésicos que acham que estão resolvendo os problemas das empresas e na verdade não sabem diagnosticá-los o que futuramente pode gerar um grande transtorno para a mesma, assim mostrando que são poucos profissionais que sabem lidar com a comunicação empresarial.
Os profissionais esquecem de observar a cultura organizacional, redes informais, clima organizacional e resolvem dar um “remédio” para resolver o problema o quanto antes. Não basta dar somente um “remédio”, pois assim o profissional nunca conquistará uma posição melhor na organização. Este sim deve ficar ligado com a alta administração, aliar-se a diversos departamentos para entender melhor o que está ocorrendo para criar estratégias e agir de maneira que agregue valor ao seu trabalho.
Chegar na alta administração com diversas ações não basta, o profissional precisa apresentar uma ação de qualidade para que a empresa continue se desenvolvendo.
Você que é um profissional de comunicação, procure ficar atento em tudo na organização e fora dela, pois não basta ter somente conhecimento, mas saber utilizar este conhecimento estrategicamente para acompanhar as diversas mudanças que ocorrem no ambiente empresarial.
Por Mayara Algaba Santos
Fontes:
Texto: Comunicação não é analgésica, de José Cerqueira Filho (Revista Aberje, 1996)
sexta-feira, 1 de maio de 2009
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