Mas, será que um processo de fusão entre empresas é fácil? E a comunicação, onde entra nesse cenário? É importante manter os públicos informados?
Com certeza a junção entre duas grandes empresas não é cotidiana, ou seja, não é tão fácil lidar com essa situação. Mas a comunicação pode ser, e é, um fator determinante nesse processo.
Os rumores de que as duas empresas iriam de unir já haviam começado desde quando houve a retomada de discussões sobre uma eventual fusão. Cada um tinha sua visão, especialistas já faziam suas previsões e arriscavam seus palpites. Pelo o que percebi, eram expectativas boas em relação a Brasil Foods. A maioria, ou pelo menos grande parte, investe na idéia dessa nova empresa, que trará benefícios para o Brasil.
Em um momento de transição como este, é importante a humanização da comunicação. De acordo com Fernando Martins diretor executivo do Grupo Santander Brasil, que passou por uma aquisição, “o maior desafio em um processo de fusão para a área de comunicação é o de valorizar o contato humano, administrando as expectativas que surgem durante o processo de integração”.
Quanto aos funcionários, de acordo com os presidentes Nildemar Secches (presidente da Perdigão) e Luiz Fernando Furlan (presidente da Sadia), não há previsão de demissões. Ao contrário, com mais de 100 mil funcionários, a Brasil Foods deverá ser a maior empregadora privada do país.Posso dizer que os porta-vozes foram bem instruídos para falarem bem e de forma transparente no momento de anunciarem a grande decisão de integração. Confira trechos do grande anúncio:
Agora é torcer para que esse seja mais um Case de sucesso, e que consiga maior espaço no mercado interno e externo, o que trará benefícios ao Brasil.
Por Heloísa Battistin Rezende
Fontes:
http://www.investidorjovem.com.br/a-fusao-entre-perdigao-e-sadia
TIAGO, Ediane. Revista Comunicação Corporativa. Edição: Outubro de 2008. P.78-82.
http://www.youtube.com/watch?v=Z3CqCIO3PX4&feature=related
0 comentários:
Postar um comentário