Neste capítulo as autoras abordam as dimensões da comunicação organização, ainda enfatizando a questão da globalização, o avanço das tecnologias e os movimentos sociais e políticos que fez com que as organizações se preocupassem mais com a competitividade e a questão do relacionamento com seus atores sociais. E por este motivo as mesmas identificaram cinco componentes que conferem as dimensões da comunicação organizacional através das pesquisas realizadas. São eles:
Tratamento processual da comunicação
Este componente é estrutural, portanto há dois aspectos importantes:
1º Aspecto: A questão da abordagem como processo, assim baseado em aplicação de atividades integradas e com uma visão ampla dos departamentos de comunicação da organização.
2º Aspecto: Maneira de apoiar as políticas e estratégias de negócio da organização para alcançar os objetivos da mesma não deixando de lado seus atores sociais.
Neste tratamento é preciso combinar a articulação dos fluxos informais e relacionais para facilitar a comunicação integrada da organização e seus atores sociais.
Inserção da comunicação na cadeia de decisões
É importante ressaltar a inserção dos atores sociais na cadeia de decisões como forma estratégica da organização.
Esta parceria com a alta administração destaca a pró-atividade dos profissionais envolvidos na organização e mostra a importância que os mesmos são para a ela, pois não estão na organização somente para executar programas eventuais ou isolados.
Gestão de relacionamento
Um meio estratégico é a interação e diálogo da organização e seus atores sociais.
Para que esta estratégia ocorra de forma adequada é preciso utilizar meios de informação que favorecem a organização e seus atores sociais.
Utilizando bem esta estratégia a organização sempre passará para os atores sociais transparência sobre suas ações e irá conquistar mais credibilidade.
Processo planejado
Tratamento processual da comunicação
Este componente é estrutural, portanto há dois aspectos importantes:
1º Aspecto: A questão da abordagem como processo, assim baseado em aplicação de atividades integradas e com uma visão ampla dos departamentos de comunicação da organização.
2º Aspecto: Maneira de apoiar as políticas e estratégias de negócio da organização para alcançar os objetivos da mesma não deixando de lado seus atores sociais.
Neste tratamento é preciso combinar a articulação dos fluxos informais e relacionais para facilitar a comunicação integrada da organização e seus atores sociais.
Inserção da comunicação na cadeia de decisões
É importante ressaltar a inserção dos atores sociais na cadeia de decisões como forma estratégica da organização.
Esta parceria com a alta administração destaca a pró-atividade dos profissionais envolvidos na organização e mostra a importância que os mesmos são para a ela, pois não estão na organização somente para executar programas eventuais ou isolados.
Gestão de relacionamento
Um meio estratégico é a interação e diálogo da organização e seus atores sociais.
Para que esta estratégia ocorra de forma adequada é preciso utilizar meios de informação que favorecem a organização e seus atores sociais.
Utilizando bem esta estratégia a organização sempre passará para os atores sociais transparência sobre suas ações e irá conquistar mais credibilidade.
Processo planejado
O quarto componente enfatiza o planejamento estratégico que auxilia na tomada de decisões de longo prazo e que garante a articulação entre os fluxos informais e relacionais.
Para que o planejamento estratégico auxilie a organização é preciso realizar pesquisas de mercado, de clima organizacional e auditorias de cultura, entre outras e os departamentos da organização devem se compartilhar e se organizar, assim reconhecendo cada vez mais as percepções dos atores sociais.
Processo monitorado
A partir da realização dos outros componentes a organização de forma estratégica também deve identificar e avaliar as ações utilizando instrumentos específicos como: indicadores de desempenho, metodologias de avaliação e mensuração que incluem pesquisas quantitativas e qualitativas.
Através desta avaliação a organização contatará se realmente as expectativas e as demandas dos atores sociais e da organização foram concebidas. A mesma deve se preocupar com a qualidade deste monitoramento e a questão da contribuição da comunicação.
Este processo não é muito utilizado nas organizações, porém é preciso dar importância para o mesmo, pois sem este monitoramente a organização pode achar que está realizando as ações corretamente e na verdade não está.
Utilizando os cinco componentes corretamente a organização possibilitará a proposição e consolidação das políticas que orientam as decisões e diretrizes da mesma.
Portanto considerando a organização como um dos interlocutores do processo comunicacional, com os atores sociais, estes componentes irão contemplar os diferentes interesses e operar uma gestão de relacionamento mais abrangente e que agregará mais valor para a organização.
Por Mayara Algaba Santos
Fontes:
Oliveira, Ivone de Loudes. O que é Comunicação estratégica nas organizações?/ Ivone de Lourdes Oliveira, Maria Aparecida de Paula. – São Paulo: Paulus, 2007.- (Coleção Questões fundamentais de comunicação: 8/ coordenação Valdir José de Castro)
Aula da Professora Claudia Nociolini Rebechi de Comunicação Organizacional do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo.
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