
Como sabemos qualquer incidente com aviões mexe imediatamente com as pessoas. Assim como ocorreu nos casos do Foker 100 da TAM, o acidente entre o jato Legacy e o avião da Gol, e recentemente o caso da TAM em São Paulo. Nesse momento as empresas aéreas envolvidas passam por uma grande crise.

Entre os pontos mais destacados estão o bom relacionamento com a imprensa, a elaboração prévia de um plano de contingência, responsabilidade pelo fato ocorrido, transparência na divulgação de informações, comunicação simétrica, treinamento de porta-vozes, entre outros.
Analisando especificamente esse caso apontaremos alguns pontos que foram bem executados, e outros nem tão bons assim, partindo obviamente de uma análise superficial, uma vez que é muito cedo para se avaliar os reais resultados de tal gerenciamento por ser um acidente muito recente.
Como ponto negativo podemos apontar, num primeiro momento, a falta de uma pessoa no terminal de atendimento no aeroporto para receber a família, permitindo que a imprensa tivesse acesso as pessoas que chegavam. Porém isso faz parte de uma estratégia maior, pois se tivessem funcionários atendendo, a mídia os forçaria para obter informações.
Como ponto positivo, e podemos dizer até o momento excelente, temos as ações de atendimento às famílias. Essas estão sendo o tempo todo priorizadas no recebimento de informações, ou seja, tem acesso antes que essas sejam divulgadas. Além disso, foram colocados a disposição das famílias médicos, psicólogos, hotel.
Quanto às declarações sobre o acidente, só são divulgadas as novas descobertas após a confirmação, o que evita o desencontro de informações. A empresa já possui diversas linhas de investigação para descobrir as reais causas do acidente.
O que podemos observar por enquanto é que está sendo feito um bom trabalho de gerenciamento da crise, e que algumas etapas cruciais estão sendo seguidas, porém como dissemos, é muito cedo para análises mais completas. Continuaremos a acompanhar o desenvolvimento dos fatos, as novas descobertas, e as declarações e posicionamentos.
Por Renan Pereira Santana
Referências :
Grunig, James. A função estratégica das relações públicas na administração e sua contribuição para a efetividade organizacional e societal. São Paulo. Intercom: 2001. p.84 e 85.
Lucas, Luciane. Com Credibilidade não se brinca! A identidade corporativa como diferencial nos negócios. Summus Editorial: 2004. p. 45-66.
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/foto/0,,20952817-EX,00.jpg
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1179381-5602,00-FIQUEI+ASSUSTADO+CONTA+SERGINHO+DO+VOLEI+AO+DESEMBARCAR+DE+PARIS+NO+RIO.html
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1177885-5602,00-COBERTURA+COMPLETA+AIR+FRANCE+VOO.html
http://www.maratimba.com/noticias/imagens/img_noticias/9cffb33d58b288f05cb9ac38f8c24636.jpg
Por Renan Pereira Santana
Referências :
Grunig, James. A função estratégica das relações públicas na administração e sua contribuição para a efetividade organizacional e societal. São Paulo. Intercom: 2001. p.84 e 85.
Lucas, Luciane. Com Credibilidade não se brinca! A identidade corporativa como diferencial nos negócios. Summus Editorial: 2004. p. 45-66.
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/foto/0,,20952817-EX,00.jpg
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1179381-5602,00-FIQUEI+ASSUSTADO+CONTA+SERGINHO+DO+VOLEI+AO+DESEMBARCAR+DE+PARIS+NO+RIO.html
http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,MUL1177885-5602,00-COBERTURA+COMPLETA+AIR+FRANCE+VOO.html
http://www.maratimba.com/noticias/imagens/img_noticias/9cffb33d58b288f05cb9ac38f8c24636.jpg
0 comentários:
Postar um comentário