terça-feira, 9 de junho de 2009

Transparência ou Falta de Ética?

Ontem, 08/09, foi relatado no Jornal da Globo o posicionamento polêmico de um blog da empresa Petrobrás. O "Blog Fatos e Dados" está no ar desde o dia 2 de junho, e tem como principal função disponibilizar aos leitores informações sobre a CPI da qual a empresa está participando. Porém nos últimos dias houve postagens contendo perguntas de jornalistas e as respostas da organização, antes mesmo que os veículos para o qual os jornalistas trabalham publicassem essas entrevistas.

Sabemos que os blogs atualmente são uma grande ferramenta de comunicação das organizações, e que alguns são seguidos por milhares de pessoas. Como tivemos enfatizado em nossas postagens anteriores, a empresa deve agir sempre de forma transparente, sendo a primeira a disponibilizar informações sobre ela.


Esse foi o ponto defendido pela Petrobrás, alegando que por se tratar de informações da organização, não houve vazamento de informações e portanto, podem ser publicadas por ela no momento em que desejarem.

Órgãos representantes da classe do jornalismo condenam essa postura. Eles alegam que as perguntas são de propriedade dos jornalistas, que organização está agindo de forma antiética e indo contra a liberdade de impressa.

O fato é que a questão é muito polêmica. Porém, podemos sugerir , como futuros profissionais de Relações Públicas, algumas providências que poderiam ser tomadas para minimizar o conflito.
Uma provável ação seria a organização disponibilizar em seu blog apenas as informações referentes a ela, mesmo que essas sejam o questionamento dos jornalistas, não divulgando assim as “perguntas”, pois essas realmente pertencem aos jornalistas. Dessa forma a mídia não poderia acusar a organização de nada, uma vez que só divulgou informações próprias, e os jornalistas não seriam prejudicados, pois a organização não tem o dever de dar exclusividade para nenhum veiculo ou meio.





2 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessantes a postagem.Acompanhei essa reportagem pela televisão ontem se não me engano.Eu fico dividida nessas circunstâncias pois se de um lado a Petrobrás fala sobre seu negócio, é claro que vai exitir um interesse maior em defender sua imagem.Mas como sabemos que a manipulação da informação existe, e principalmente por parte dos grandes veículos que ja possuem uma postura, fica diicil saber quem que tem razão.Mas concluo dizendo que os únicos que sairiam prejudicados seriamos nós,meros telespectadores, leitores, consumidores...

Anônimo disse...

Achei seu texto bom, mas poderia ter aprofundado um pouco mais. Tratou das informações com um pouco de superficialidade.

O embate entre jornalistas e a organização sempre ocorrerá. Cabe a própria organização saber utilizar a ferramenta de maneira estratégica, diminuindo conflitos, e não causando mais embates ainda.

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