sábado, 18 de abril de 2009

Comunicação Organizacional Integrada. Parte 3: Comunicação Institucional

Na comunicação organizacional integrada, a comunicação institucional é aquela que se responsabiliza diretamente pela formação, imagem e identidade corporativas de uma organização. Simplificando é um conjunto de procedimentos usados para difundir as informações de interesse público sobre as práticas, políticas, filosofias e objetivos das organizações e tornar essas propostas compreensíveis.

A comunicação institucional é formada por instrumentos que convergem para formatar a comunicação da organização, são eles:

- relações públicas: cabe às relações públicas administrar estrategicamente a comunicação das organizações com seus públicos, atuando em sinergia com todas as modalidades comunicacionais;

- jornalismo empresarial: junto às relações públicas e a propaganda, formam o tripé que organiza os fluxos de irradiação das informações sobre as organizações;

- assessoria de imprensa: umas das ferramentas essenciais nas mediações das organizações com seus públicos, suas aplicações e processos são estratégicos, técnicos e planejados com vistas na eficácia;

- publicidade/propaganda institucional: fixação de um conceito institucional. É um instrumento que deverá ser planejado e se caracterizar pela criatividade com o conteúdo mais informativo possível;

- editoração multimídia: outra subárea fundamental, propicia tratamento técnico-profissional aos produtos comunicacionais (impressos, eletrônicos ou digitais), e permite uma comunicação ágil e interessante aos olhos dos públicos;

- marketing social: vinculado a questões sociais, descreve o uso de princípios e técnicas de marketing para promover uma causa, idéia ou comportamento social;

- marketing cultural: relacionado com a produção e o patrocínio da cultura, visa promover, defender e valorizar a cultura e bens simbólicos de uma sociedade, materializados em obras literárias, artes, ciências e etc.

A comunicação institucional está ligada aos aspectos corporativos institucionais, enfatizam missão, visão, valores e os objetivos de uma organização que são conquistar simpatia, credibilidade e confiança dos públicos.

Por Nicole Evangelista Nanci

Fontes:

KUNSCH, MMK. Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus Editorial, 2003. Capítulo 4, p.149-202

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