terça-feira, 21 de abril de 2009

Comunicação Organizacional Integrada. Parte 5: Comunicação Interna

Paralelamente á toda estrutura comunicacional, há uma área estratégica de importância vital dentro da organização: comunicação interna. Um setor funcional que está diretamente ligado ás normas, políticas, objetivos e estratégias da organização.

Apesar de algumas empresas não terem o interesse por essa área, ela pode trazer benefícios a organização. Isso porque está lidando com o seu público interno, que pode ir além dos funcionários. Esses são públicos multiplicadores, pois a imagem que têm sobre a empresa, eles passam para os seus familiares, amigos, colegas, etc. Essa impressão de onde trabalham, pode ser boa ou ruim. Sendo ruim, a comunicação interna entrará em um processo de melhora da imagem corporativa.

Para haver esse processo, é necessário um planejamento rigoroso, onde o trabalho em conjunto com outras áreas de comunicação, a diretoria, o setor de recursos humanos e todos os funcionários envolvidos, é indispensável.

A comunicação interna deve ser participativa, do contrário não faz sentido. Para haver essa participação de um público ativo, há instrumentos disponíveis, como murais, boletins, caixa de sugestões, rádio , intranet, etc. Esses instrumentos devem levar aos funcionários notícias internas e externas da organização. Nesse contexto, haverá um estímulo de conversa entre base operacional e gestão administrativa, entre o chefe e o subordinado.

Mas, para os programas de comunicação interna terem sucesso, é necessário que toda a organização esteja engajada nos mesmos projetos. Indispensável que a alta administração, os agentes responsáveis pela área e todas as pessoas envolvidas estejam totalmente esclarecidas e conscientes do que está havendo na empresa, do que de fato é uma área de comunicação interna e quais os benefícios que irão ter com projetos direcionados ao público interno.

Portanto, a comunicação interna possibilita um ambiente favorável e propicio ao trabalho, uma relação de confiança entre as pessoas da organização, envolvendo toda a hierarquia da empresa.


Por Heloísa Battistin Rezende

Fontes:

KUNSCH, MMK. Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus Editorial, 2003. Capítulo 4, p.149-202.

KUNSCH, Margarida M. K. Relações Públicas e Modernidade: Novos paradigmas em comunicação organizacional. Relações Públicas: em busca de novos paradigmas.São Paulo, SP: Summus, 1997. p. 105-133.

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