sábado, 25 de abril de 2009

Resenha do Livro: Na trilha da excelência: Vida de Vera Giangrande – uma lição de relações públicas e encantamento de clientes - Alexandre Volpi


Nascido em 1971, na cidade de Ilha Solteira no estado de São Paulo, Alexandre Volpi, formado em jornalismo, trabalhou com Vera Giangrande na revista Consumidor Moderno, ele era editor e ela era colaboradora, durante dois anos. Volpi, também escreveu livros didáticos, é diretor de redação da DeFato Informação Jornalismo e atua como colaborador em muitos veículos voltados para os setores de atendimento a clientes, telecomunicações e tecnologia da informação.

“A história de relações públicas e da função ombudsman no Brasil não pode ser contada sem que o nome de Vera Giangrande seja lembrado. Para ambas as atividades, que coincidem no objetivo de promover a aproximação e o relacionamento ético e duradouro entre duas partes, Vera deu valiosas contribuições, a começar pelo pioneirismo e pela batalha constante em busca da ética profissional.”

No livro, Na trilha da Excelência, Volpi, busca relatar detalhadamente a vida profissional de Vera Giangrande. Desde sua infância até seus últimos dias de vida. Descreve a paixão de Vera pela leitura e como ingressou na área de Relações Públicas. Evidencia grande admiração por ela, adquirida no período em que trabalharam juntos, que fácil se percebe na leitura do livro.

Para arriscar fazer a biografia de uma profissional como Vera Giangrande, o autor não podia se basear somente em historias contadas e fatos relacionados, foi preciso muito mais, entrevistou 35 fontes, a maioria mais de uma vez.

Entre os entrevistados, estão Abilio Diniz (Grupo Pão de Açúcar), Agostinho Gaspar (G&A), Alexandre Bossolani (Peg & Faça), Ana Maria Diniz (Grupo Pão de Açúcar), Antonio De Salvo (ADS), Carlos Eduardo Mestieri (Inform), Claudio Felisoni de Angelo (Provar – USP), Edson Luiz Vismona (ABO), Flavio Schmidt (Conferp), George Washington, José Carlos Figueiredo, José Carlos Ferreira, José Rolim Valença e Luiz Antonio Viana (Net). Realizou entrevista com familiares, amigos, colegas de trabalho que o ajudaram a identificar a maneira que Vera agia com as pessoas que faziam parte do seu dia-a-dia; pesquisas sobre o seu desempenho, desenvolvendo clippings. Todos esses fatores deixaram o livro transmitir de forma mais compreensível o por quê detalhar a vida dessa profissional.

Volpi procura salientar os desafios que Vera enfrentou para que conseguisse chegar longe na sua carreira como chegou, como por exemplo, os preconceitos machistas presentes na sociedade e na profissão. Vera fazia o possível para manter a fidelidade dos clientes e procurava manter as melhores relações com todos os eles, e não só com a variedade de público externo, mas também com seu público interno.

Este livro é interessante para quem atua na área de comunicação, principalmente em Relações Públicas, pois a biografia incentiva a leitura e o desenvolvimento da visão crítica em detalhes que fazem a diferença, especialmente quando cita a facilidade de Vera para gerenciar qualquer crise.

Por Nicole Evangelista Nanci

Fontes:


VOLPI, Alexandre. Na trilha da excelência: Vida de Vera Giangrande – uma lição de relações públicas e encantamento de clientes. São Paulo: Negócio Editora, 2002.

http://www.sinprorp.org.br/Livros/livros200303.htm

0 comentários:

Postar um comentário