domingo, 19 de abril de 2009

Comunicação Organizacional Integrada.Parte 4: Comunicação Mercadológica

Assim como foi visto em postagens anteriores, a Comunicação Integrada pressupõe a união das diversas subáreas da comunicação de forma sinérgica para que a comunicação organizacional alcance objetivos claros e definidos.

Falaremos, portanto das Relações públicas e o Marketing. Sabemos que as relações públicas têm como instrumentos as organizações e os públicos, e para o exercício da profissão são necessárias técnicas e estratégias para a eficácia na comunicação. O Marketing tem importância fundamental na comunicação e é visto como um composto, englobando a propaganda, promoção de vendas, feiras e exposições, demonstração do produto, venda pessoal, merchandising, etc.

O Termo Marketing vem sendo usado como modismo até para designar trabalhos de setores diferentes da comunicação. Fala-se muito em marketing institucional, marketing social, marketing de relacionamento, marketing cultura marketing interno, endomarketing, enfim dando a entender que o marketing é a resolução dos problemas de uma organização, porém cada área possui sua importância e para entender comunicação integrada é preciso saber diferenciar cada uma delas.

As relações públicas precisam sim saber como resgatar seu papel nesse contexto colaborando para que as organizações alcancem seus objetivos mercadológicos. Merton Fiur diz que a tendência da área das Relações Públicas é sua conexão com o marketing, pois este já é uma ciência precisa e pode ser subsidiada com os instrumentos e as metodologias de pesquisa de mercado.

Podemos distinguir as relações públicas do marketing partindo do pressuposto de que a primeira têm sua ênfase voltada para o aspecto institucional, vendo a organização como um todo e seu conceito diante dos públicos e da opinião pública, já o segundo no aspecto mercadológico de uma organização, procurando satisfazer clientes/consumidores, baseando-se em modelos de comunicação assimétricos para persuadir o público-alvo.

Ambas as áreas trabalham visando o alcance da missão e dos objetivos propostos pela organização, seguindo o mesmo processo metodológico de planejamento embora com conceitos, enfoques, instrumentos e técnicas diferentes.


Por Gabriela Diaz e Silva


Fontes:

KUNSCH, Margarida M. K. Relações Públicas e Modernidade: Novos paradigmas em comunicação organizacional. Relações Públicas: em busca de novos paradigmas. São Paulo, SP: Summus, 1997. p. 105-133

FIUR, Merton. “Public Relations faces the 21st century.” In: HIEBERT, R. Eldon (org). Precision public relations. White Plains, Longman, 1988. p. 337

EHLING, Willian, WHITE, John e GRUNIN, James “Public Relations and marketing practices “. In GRUNING, James E. (org). Excellence in public relations and communication management. Hillsdale, Erlbaum, 1992. pp. 357-393

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