segunda-feira, 13 de abril de 2009

Comunicação Organizacional

É compreendida como comunicação organizacional todas as formas que uma organização utiliza para se comunicar com as pessoas.


A comunicação é imprescindível no meio organizacional, pois é ela que contribui para sua sobrevivência. Sem a troca de informações, seria praticamente impossível sua existência. É um equívoco pensar, por exemplo, que determinada organização não possui comunicação, existem algumas que possuem programas de comunicação mais bem elaborados do que outros, não necessariamente que ela não exista em qualquer circunstância.


A comunicação organizacional vem evoluindo no decorrer do tempo. Nas décadas de 50, 60 e 70 a ênfase era nas publicações institucionais, visando apenas o envio de informações. Já na década de 80 com o período de reabertura política, os profissionais e as organizações começaram a perceber que havia necessidade de planejar a comunicação. E é na década de 90 à 2000 que se passa a ter uma visão estratégica da comunicação.Uma fato muito importante pois a comunicação é algo complexo, sendo extremamente necessário um bom planejamento estratégico.


Existem 3 dimensões da comunicação organizacional, dividida para melhor explicação das esferas ela envolve.

· Dimensão humana: o processo comunicativo nas organizações é formado pela interação entre as pessoas ligadas à ela. Existe a valorização da comunicação interpessoal
· Dimensão instrumental/mecanicista: foco nos instrumentos e ferramentas da comunicação, e na comunicação como transmissão de informações.
· Dimensão estratégica: A comunicação deve agregar valor às organizações e aos seus negócios. E deve ser parte integrante de gestão das organizações/empresas.

O maior desafio da comunicação organizacional é poder mensurar o quanto suas ações contribuem para a melhora da empresa, tanto no âmbito lucrativo, quanto na melhora de clima, etc.


Por Gabriela Diaz e Silva.


Fontes:
Aula da Professora Claudia Nociolini Rebechi de Comunicação Organzacional do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo .
Aula baseada no texto de KUNSCH, Margarida M. K. Comunicação Organizacional: conceitos e dimensões dos estudos e das práticas. In: MARCHIORI, Marlene. Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2006. p. 167-190.

0 comentários:

Postar um comentário