sexta-feira, 24 de abril de 2009

RESENHA DO FILME: Thank You For Smoking (Obrigado por Fumar)

Fumar é bom ou ruim para você?


Jason Reitman se baseou no romance de Christopher Buckey para fazer o filme Thank you for smoking. Jason chegou a encaminhar cartas como se fosse um convite especificando o papel de cada ator / atriz para participar do filme. (OBRIGADO, s.d.)


O Filme surpreendeu os espectadores e chegou a ganhar duas indicações ao Globo de Ouro, além de outras premiações. Realmente é de chocar o público sobre um assunto tão polêmico. (OBRIGADO, s.d.)

Fumar é bom ou ruim para você? Uma questão bem particular, pois existem pessoas que fumam mesmo sabendo dos transtornos que poderão passar daqui algum tempo e aquelas que são totalmente contra o fumo. E você é a favor ou contra?


É neste aspecto que Jason Reitman, diretor do Filme Thank ou for smoking discute através do personagem Nick Naylor, um lobista da indústria de tabaco que defende a questão do fumo até fazer com que as pessoas percebam que cada um tem a liberdade de escolha.


Nick Naylor faz com que as pessoas se sintam mal pelas argumentações que faz sobre a questão do fumo e deixa as mesmas repensarem sobre o assunto.


Nick tem o papel de representar uma organização, defende-la até o fim mostrando que realmente sabe sobre o assunto, além de ser um verdadeiro Relações Públicas da indústria do tabaco.


Participa de programas de televisão, elabora propagandas e investe o máximo para fazer com que as pessoas consumam cada vez mais o tabaco, porém tem a preocupação de mostrar que é um bom exemplo para seu filho.


Mesmo sabendo que o seu trabalho é desafiador e sabe que o produto que vende não faz bem para a saúde das pessoas, mostra para o filho que tem o dom de falar e argumentar muito bem, até convencer as pessoas de tal idéia.


Com o tempo acaba passando por algumas dificuldades, principalmente quando o Senador resolve fazer uma campanha contra o fumo, colocando nos maços de cigarro uma imagem de “caveira” para mostrar o quão é prejudicial à saúde.


Mesmo Nick argumentando sobre a campanha, acaba sendo seqüestrado e os bandidos colocam vários adesivos com um alto nível de nicotina para dar um basta em Nick e fazer com que ele fique calado sobre a questão da campanha. Ele acaba sobrevivendo e o seqüestro fortaleceu ainda mais a sua reputação, pois o que fez com que ele sobrevivesse foi à questão de consumir cigarros.


Outro desafio foi fazer com que o ex-garoto propaganda da Malboro não divulgasse para a mídia o seu câncer. Nick levou até a casa do mesmo uma maleta com um valor alto em dinheiro a mando do seu diretor para que permanecesse calado sobre o assunto da doença e Nick conseguiu convencê-lo.


Ao longo do filme Nick tem um caso com a jornalista Heaher Holloway, com que fala tudo sobre a sua vida pessoal e profissional. A jornalista só esta de caso com ele para saber tais informações e escrever uma matéria, assim acabando com a reputação dele. Ela consegue e Nick acaba ficando desempregado e sem forças para atuar no mercado novamente.


Com o tempo, seu filho Joey entende o papel do pai e vai dar forças para que o mesmo retome sua vida.


Nick vê que realmente não vale a pena ficar de braços cruzados e volta aos telejornais insinuando que vai participar do Congresso, devido à campanha do Senador contra o fumo.


Chega o dia tão esperado do Congresso e vários profissionais vão para defender a campanha e Nick participa contra dizendo que: “o que adianta colocar nos maços de cigarros tal imagem, sendo que as pessoas já estão cientes que o cigarro é prejudicial à saúde.” (REITMAN, 2005)


Ao mostrar a questão da liberdade de cada um e outros argumentos são suas idéias que prevalecem no Congresso.


No fim acaba sendo chamado novamente para ser o Vice-Preseidente da Academia Americana de Estudos sobre o Tabaco, mas nega tal emprego e prefere ficar ao lado do filho e desenvolvendo outros tipos de trabalho.


O filme mostra a questão da liberdade de cada um, a importância da argumentação que hoje em dia auxilia muito um profissional a conseguir desenvolver um projeto dentro de uma organização, faz com que as pessoas reflitam mais sobre tal questionamento e a mídia que cada vez mais influencia as pessoas a consumirem tal produto e formar certas opiniões. (HENRIQUE, 2008)



Por Mayara Algaba Santos


Fontes:


HENRIQUE, Anderson. Análise do Filme Obrigado por Fumar. Recando das Letras, 16 jul. 2008. Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/. Acesso em: 24 abril 2009.

OBRIGADO por fumar. Adorocinema.com. s.d. Disponível em:
http://www.adorocinema.com/filmes/obrigado-por-fumar/obrigado-por-fumar.asp. Acesso em: 24 abril 2009.

THANK you for smoking. Interfilmes.com. s.d. Disponível em:
http://interfilmes.com/filme_16538_Obrigado.po.Fumar.Fumar-(Thank.You.Smoking).html. Acesso em: 24 abril 2009.

Vídeos – DVD

REITMAN, Jason. Thank you for Smoking. EUA: FOX, 2005.


0 comentários:

Postar um comentário