sexta-feira, 17 de abril de 2009

Comunicação Organizacional. Parte 2: Comunicação Administrativa

Segundo Margarida Kunsch a Comunicação Administrativa é um processo dentro da organização que viabiliza o sistema comunicacional. Através de fluxos descendentes, ascendentes, horizontais, circulares e transversais e das redes formais e informais da comunicação produzida.

Portanto sabendo administrar a comunicação da organização, saberemos dirigir e controlar todos os recursos, assim obtendo um maior grau de produtividade, lucro e menos gastos para a continuidade da organização.

Redes Formais, Informais e fluxos comunicativos:

Comunicação Informal: São as relações interpessoais. A importância desta comunicação vem através da formação de lideranças e comissões de trabalhadores da organização. É preciso tomar muito cuidado com esta comunicação, devido os “boatos” que ocorrem, pois os mesmos atrapalham no desenvolvimento da organização;

Comunicação Formal: é a comunicação que vem da estrutura organizacional, onde são utilizados diferentes veículos como: impressos, visuais, auditivos, eletrônicos etc., para a melhor comunicação com os diferentes públicos;

Fluxo Descendente: é a comunicação que ocorre de cima para baixo (alta administração até o chão de fábrica);

Fluxo Ascendente: é a comunicação contrária do fluxo descendente, pois ocorre de baixo para cima (chão de fábrica até a alta administração);

Fluxo Horizontal: é a comunicação que ocorre pelo mesmo nível ou posições hierárquicas semelhantes que nada mais é a comunicação entre departamentos, sessões e serviços, assim fomentando a coordenação de atividades da organização;

Fluxo Transversal: é a comunicação que segue além de todas instâncias e as mais diversas unidades setoriais;

Fluxo Circular: segundo Flores Gortari e Orozco Gutiérrez “é a comunicação que abarca todos os níveis sem se ajustar as decisões tradicionais e seu conteúdo pode ser tanto mais amplo quanto maior for o grau de aproximação das relações interpessoais entre os indivíduos”. São utilizados diversos recursos para facilitar cada vez mais a comunicação organizacional.

As organizações devem sempre se preocupar com a comunicação que está sendo utilizada, pois ela deve ser competente e especializada e não improvisada.

Por Mayara Algaba Santos


Fontes:

KUNSCH, MMK. Planejamento de Relações Públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus Editorial, 2003. Capítulo 4, p.149-202

KUNSCH, Margarida M. K. Comunicação Organizacional: conceitos e dimensões dos estudos e das práticas. In: MARCHIORI, Marlene. Faces da cultura e da comunicação organizacional. São Caetano do Sul, SP: Difusão Editora, 2006. p. 167-190

KUNSCH, Margarida M. K. Relações Públicas e Modernidade: Novos paradigmas em comunicação organizacional. Relações Públicas: em busca de novos paradigmas.São Paulo, SP: Summus, 1997. p. 105-133

0 comentários:

Postar um comentário