sábado, 2 de maio de 2009

Endomarketing x Comunicação Interna

Antes de abordar qualquer questão, deve-se ressaltar que esses dois termos são diferentes tanto na teoria, como na prática, mas que visam o mesmo objetivo.

Endomarketing, de acordo com Bekin (1995, p.34) é promover ações de marketing direcionadas ao público interno da organização. “Limita-se a ver os funcionários como ‘clientes internos’” (Kunsch, 2003). Considerando o endomarketing como uma ação de marketing, que conta com canais específicos para levar informações aos colaboradores de um empresa, há nesse processo um envolvimento com os funcionários, vendo-os como clientes da organização. Com um relacionamento de troca entre colaborador e empresa, o objetivo do endomarketing nesse processo é estimular que os calaboradores auxiliem na tarefa de manter e captar clientes.

Por outro lado, comunicação interna consiste, segundo Pinho (2006) na construção de um processo de comunicação caracterizado pelo fluxo vertical ascendente, ou seja, há o direito do funcionário em dar um resposta aos superiores. De acordo com Kunsch (2003):

defendemos, para o relacionamento com o público interno, uma política derelações públicas numa perspectiva muito mais ampla. É preciso considerar que,antes de ser um empregado, o indivíduo é um ser humano e um cidadão. Portanto, não pode ser visto apenas como alguém que vai “servir o cliente”. Ele atua num ambiente organizacional formado por pessoas que buscam interagir em virtude da consecução dos objetivos gerais das organizações. Não é, portanto, um espaço demercado. (p.155)

A comunicação interna é uma ótima área a ser colocada nas organizações, pois os funcionários são um públicos multiplicadores, que irão passar, naturalmente, a imagem corporativa da empresa fora do âmbito organizacional.

Colocando esses dois termos na prática, percebe-se que o endomarketing motiva os colaboradores, a fim de que estes produzam mais e melhore seu relacionamento com os clientes externo. Já a comunicação interna, tem como meta cria vinculos entre funcionários e organização, além de deixá-los conscientes do que está acontecendo dentro e fora da organização.Contudo, os dois setores irão de encontro em um aspecto: ambos procuram no final das contas, a lucratividade da organização.

Por Heloisa Battistin Rezende

Fontes:

BEKIN, Saul Faingaus. Conversando sobre Endomarketing. São Paulo: MakronBooks, 1995.

KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de Relações Públicas naComunicação Integrada. 4.ed. rev.atual. São Paulo: Summus, 2003

PINHO, J. B. Comunicação Nas Organizações. Viçosa, MG: Editora UFV(Universidade Federal de Viçosa), 2006

PIRES, Sabrina Scaranari Simões. Disponível em: <http://74.125.93.132/search?q=cache:p7v0nZ2fLN0J:www.portal3.com.br/especiais/revistarp/artigos2/pdf/Sabrina_pires.pdf+endomarketing+-+kunsch&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br>. Acesso em: 26 de abril de 2009.

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