terça-feira, 26 de maio de 2009

Sadia + Perdigão = Brasil Foods



Na semana passada, dia 19 de maio de 2009, foi anunciada a fusão entre duas grandes empresas: Sadia e Perdigão. Juntas formaram a Brasil Foods, uma “gigante” brasileira dos alimentos que foi formada. De acordo com o site da Globo.com “Empresa dominará mercados de frango, margarina e congelados no país. Brasil Foods deve ganhar espaço no mercado externo, dizem especialistas”.


Essa fusão já estava nos planos da Sadia há alguns anos. Essa vontade dos últimos tempos cresceu mais ainda, quando a situação da empresa começou a ficar em ruim, por conta de um prejuízo de R$2,48 bilhões decorrente de operações no mercado de câmbio. A Perdigão começou as discussões com a Sadia em abril, e após um mês anunciaram a aquisição. Confira as duas empresas, em números:



Mas, será que um processo de fusão entre empresas é fácil? E a comunicação, onde entra nesse cenário? É importante manter os públicos informados?

Com certeza a junção entre duas grandes empresas não é cotidiana, ou seja, não é tão fácil lidar com essa situação. Mas a comunicação pode ser, e é, um fator determinante nesse processo.

Os rumores de que as duas empresas iriam de unir já haviam começado desde quando houve a retomada de discussões sobre uma eventual fusão. Cada um tinha sua visão, especialistas já faziam suas previsões e arriscavam seus palpites. Pelo o que percebi, eram expectativas boas em relação a Brasil Foods. A maioria, ou pelo menos grande parte, investe na idéia dessa nova empresa, que trará benefícios para o Brasil.

Em um momento de transição como este, é importante a humanização da comunicação. De acordo com Fernando Martins diretor executivo do Grupo Santander Brasil, que passou por uma aquisição, “o maior desafio em um processo de fusão para a área de comunicação é o de valorizar o contato humano, administrando as expectativas que surgem durante o processo de integração”.

Quanto aos funcionários, de acordo com os presidentes Nildemar Secches (presidente da Perdigão) e Luiz Fernando Furlan (presidente da Sadia), não há previsão de demissões. Ao contrário, com mais de 100 mil funcionários, a Brasil Foods deverá ser a maior empregadora privada do país.Posso dizer que os porta-vozes foram bem instruídos para falarem bem e de forma transparente no momento de anunciarem a grande decisão de integração. Confira trechos do grande anúncio:







Agora é torcer para que esse seja mais um Case de sucesso, e que consiga maior espaço no mercado interno e externo, o que trará benefícios ao Brasil.


Por Heloísa Battistin Rezende


Fontes:


http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1125247-9356,00-UNIAO+DE+SADIA+E+PERDIGAO+CRIA+GIGANTE+BRASILEIRA+DOS+ALIMENTOS.html

http://g1.globo.com/Noticias/Economia_Negocios/0,,MUL1159465-9356,00-PERDIGAO+E+SADIA+ANUNCIAM+GRANDE+MULTINACIONAL+DO+SETOR+DE+ALIMENTOS.html

http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/05/23/pequeno-produtor-teme-fusao-perdigao-sadia-756006543.asp

http://www.investidorjovem.com.br/a-fusao-entre-perdigao-e-sadia

TIAGO, Ediane. Revista Comunicação Corporativa. Edição: Outubro de 2008. P.78-82.

http://www.youtube.com/watch?v=Z3CqCIO3PX4&feature=related

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