quinta-feira, 28 de maio de 2009

O Twitter como Ferramenta de Comunicação Organizacional!

No post de hoje falarei sobre a grande sensação virtual do momento, o Twitter, e como essa ferramenta se bem utilizada pode trazer grande benefícios paras as organizações.

O Twitter é uma espécie de rede social que surgiu em 2006, entretanto, sua grande expansão e adesão de milhares de usuários ocorreu nesse ano. Ele funciona como um microblog , onde se podem postar mensagens curtas, com poucos caracteres (140) , as quais são acompanhadas por todos aqueles que te seguem, ou seja, pessoas que desejam receber as informações que você postar.

Muita gente utiliza essas postagens para dizer o que estão fazendo no exato momento. Como por exemplo: “Logo mais às 14h tenho uma reunião importantíssima”.

As informações a serem postadas podem ser enviadas de um celular, o que o torna uma ferramenta muito dinâmica e ágil.

Perecendo que cada dia mais o Twitter ganha espaço na vida das pessoas, algumas organizações começaram a utilizá-lo como uma ferramenta estratégica de comunicação. Aproveitando para disseminar para os públicos quais ações estão sendo desenvolvidas.

Além de pontuar suas ações, as organizações aproveitam esse espaço de postagem para divulgar links de seus sites, blogs, informarem sobre eventos, etc.

Porém, como toda ferramenta de comunicação, as ações no Twitter devem ser bem planejadas. Não é porque essa é eficaz para outras organizações que será útil para sua empresa. O profissional responsável pela comunicação, ou o Relações Públicas, que deve analisar as vantagens e desvantagens dessa ferramenta, como qualquer outra.

Antes de mais nada, é necessário analisar se os públicos terão acesso a ele, quais informações serão dispostas, o efeito dessas informações,entre outros.

Se planejado de forma estratégica, pode trazer grandes benéficos como por exemplo a proximidade com o consumidor, valorização da marca, aumento de vendas, etc.

Se você se interessou pelo Twitter também pode se tornar um adepto dessa sensação criando sua conta no site http://twitter.com/, depois bastar tornar-se um seguidor de empresas ou usuários os quais deseja receber informações.

Por Renan Pereira Santana


Fontes:


http://gecorp.blogspot.com/2009/05/4-dicas-para-usar-o-twitter-como.html

http://ehdemim.blogspot.com/

http://www.interney.net/?p=9761875

http://g1.globo.com/Noticias/Tecnologia/0,,MUL402571-6174,00.html

0 comentários:

Postar um comentário