quinta-feira, 14 de maio de 2009

III Congresso da Abrapcorp – 3º dia

Nesse post falarei um pouco sobre o último dia do congresso ABRAPCORP. Na quinta-feira as atividades começaram às 9h com a palestra “A comunicação como lugar e processo para a humanização das organizações nas atuais relações de trabalho”, exposta por Elcio Aníbal de Lucca do SERASA.


Elcio falou um pouco como a humanização dos funcionários auxiliou o desenvolvimento das atividades na organização. Como a valorização individual elevou os níveis de satisfação dos funcionários e conseqüentemente a produção.


Logo após o intervalo, das 10h30 às 11h, houve uma mesa redonda que contou com a participação da Prof.ª Maria Aparecida de Paula da PUC-MG, Prof.ª Marlene Marchiori da UEL e Nadia Rebouças, da empresa Rebouças e Associados do Rio de Janeiro.


As professoras Maria e Marlene, falaram um pouco mais sobre as pesquisas que estão sendo desenvolvidas nas academias, bem como as tendências da comunicação organizacional.


A apresentação de Nadia Rebouças foi contagiante e empolgou boa parte da platéia. Ela falou um pouco sobre as práticas no mercado de trabalho, como a comunicação pode ser eficaz. Um ponto muito abordado foi o respeito e valorização a diversidade humana, como as organizações podem se desenvolver com as diferenças de seus funcionários, a singularidade de experiências.


Ao meio dia e meia houve a cerimônia de encerramento do congresso. Um congresso muito produtivo, onde houve espaço para a discussão de temas pertinentes ao atual processo de comunicação organizacional, com exposições de renomados professores, profissionais da área, alunos de graduação, entre outros.




Alunos da Universidade Metodista.

Por Renan Pereira Santana

0 comentários:

Postar um comentário