terça-feira, 19 de maio de 2009

Entrevista com Sylvia Ferrari

No post de hoje, irei colocar uma entrevista feita por email, no final do ano passado, com a senhora Sylvia Ferrari. Ela é formada em Relações Públicas, pela ECA-USP. Trabalha na Mapfre Seguros desde 2005, e nos concedeu informações sobre como é feita a comunicação dentro da organização em que atua.

Confira uma parte da entrevista:



Entrevistador: Por que optou pela área de comunicação?
Sylvia Ferrari: Prestei RP, pois foi a área de comunicação que senti que tinha mais afinidade na época do vestibular. Quanto estava no vestibular, na verdade, queria trabalhar com assessoria de imprensa

Entrevistador: Como lhe foi apresentado o conjunto de funções exercidas por você dentro da organização?
Sylvia Ferrari: Antes a área de comunicação era apenas uma pessoa, e eu entrei para ser a 2ª pessoa. Então foi me passada apenas tarefas e a partir dai fomos juntas (eu e minha chefe) montando nosso posicionamento como área.

Entrevistador: Existe um departamento de comunicação na Mapfre Seguros?
Sylvia Ferrari: Sim.

Entrevistador: Quem é o responsável por esse departamento de comunicação? Qual a sua formação?
Sylvia Ferrari: Hoje a comunicação da MAPFRE é uma gerência. E a gestora da área trabalha na MAPFRE há 7 anos sempre neste departamento e ela é formada em jornalismo com pós-graduação em Comunicação Integrada e RP.

Entrevistador: Como a área de comunicação está inserida na estrutura da organização?
Sylvia Ferrari: Ela está logo abaixo a uma Vice Presidência chamada Mercado e Desenvolvimento de Rede. Ou seja, esta VP concentra a gestão de todas as áreas que tem contato com o cliente final: a central de atendimento, a rede comercial, o marketing, a comunicação...

Entrevistador: Como se estuda a relevância de uma proposta de comunicação interna ou externa e como ela se apresenta aos níveis superiores e inferiores da hierarquia organizacional da empresa?
Sylvia Ferrari: Uma proposta sempre é feita se temos dados e fatos para provar que temos a necessidade de implantar algo. E ela é apresentada para o Vice-presidente o qual nos reportamos.

Entrevistador: Existem campanhas internas de comunicação? Como elas funcionam?
Sylvia Ferrari: Toda a parte de comunicação interna é desenvolvida pelo departamento de Endomarketing, que fica abaixo do RH. É uma gerência independente da nossa.

Entrevistador:
As relações interpessoais são incentivadas? De que maneira?
Sylvia Ferrari: São incentivadas sim, a linha de comunicação criada pelo RH sempre remete muito à família.

Entrevistador:
Como as normas e regulamentos da organização são transmitidos?
Sylvia Ferrari: Por meio de memorando por email principalmente. Há também treinamentos desenvolvidos pelo RH no formato de e-learning*.

Entrevistador: Qual é o tipo de impacto que os meios de comunicação que a Mapfre utiliza causam? (ex: satisfação de funcionário, procura da imprensa etc).
Sylvia Ferrari: Faz pouco tempo que a MAPFRE passou a fazer publicidade. Nossa 1ª campanha é de 2006. Portanto, antes disso, a área de comunicação teve um trabalho imenso de criar percepção de marca entre os públicos influenciadores como os corretores de seguros.
Nosso trabalho é fixar algumas mensagens-chaves sobre nós como: somos uma multinacional, somos uma empresa sólida, com liquidez para garantir o pagamento à nossos clientes de seguros e previdência, etc.
Este ano começamos a medir o resultado de nosso trabalho por meio de pesquisa de avaliação de comunicação onde buscamos verificar o grau de retenção de nossos públicos sobre estas mensagens-chaves. O primeiro público que avaliamos foram os corretores de seguros, e da pesquisa tiramos muita coisa boa e também muito trabalho para fazer.

Entrevistador: Como se dá a relação da empresa Mapfre Seguros com a imprensa?
Sylvia Ferrari: Ela é mediada por uma assessoria de imprensa contratada. E os porta-vozes da empresa são os diretores, vice-presidentes e o presidente.

Entrevistador: Dentro da Mapfre Seguros, existem projetos de responsabilidade social e ambiental? Como são planejados e executados?
Sylvia Ferrari: Sim, eles são realização pela Fundação da empresa, a Fundação MAPFRE.


A profissional nos passou uma apresentação do Planejamento de Comunicação Corporativa da Mapfre Seguros. Ele está estruturado da seguinte forma:

Objetivo – Evolução das décadas:
• anos 80: confie em mim
• anos 90: conte-me
• 2000: envolva-me



Estrutura da Comunicação - 3 colaboradores:
• Tatiana Cerezer: Assessoria de imprensa; Relações Públicas; Jornalismo Empresarial; Editoração multimídia;
• Sylvia Ferrari: Responsabilidade Empresarial;Comunicação Tecnológica;Comunicação Institucional;
• Hamilton Rodrigues: Comunicação Mercadológica; Comunicação Administrativa; Comunicação Institucional;

13 profissionais na equipe de apoio:
• Diagramação (2);
• Redação (3);
• Imprensa (4);
• Prestadores (3);

Públicos de Relacionamento: Jornalistas; Prestadores de serviços; Segurados; Corretores; Comunidade; Prospects**; Internautas; Colaboradores: Back Office e rede comercial;

Estrutura Comunicação Mapfre 2009 - Campos de atuação:
1. Comunicação Institucional
2. Comunicação Mercadológica
3. Comunicação Administrativa
4. Comunicação Tecnológica


Leia mais sobre a Mapfre Seguros no site da organização: http://www.mapfre.com.br/



Agradeço a colaboração de Sylvia Ferrari, por ter nos ajudado com um trabalho da faculdade e nos ter dado permissão para publicarmos informações da entrevista no blog. Ela foi super simpática com a gente. Obrigada Sylvia!


Por Heloísa Battistin Rezende



* e-learning: ensino realizado através de meios eletrônicos.
** Prospects: possíveis clientes para uma empresa comercial.

1 comentários:

Sy disse...

Oi pessoal, adorei o post! Parabéns pelo trabalho.

Vou linkar vocês no meu blog de RP tbm!
http://projetosdasy.wordpress.com

Abraços

Postar um comentário