quinta-feira, 7 de maio de 2009

Capítulo 2: Uma construção teórico-conceitual da comunicação organizacional

Desde a revolução industrial a sociedade tem mudado constantemente. Essas mudanças são cada vez maiores e ocorrem num espaço de tempo menor. Assim, a atitude dos atores sociais, públicos, perante as organizações não poderia ser diferente, eles passam de uma posição passiva para uma posição mais ativa.


Nesse contexto não é mais aceito o modelo clássico/informacional, bi polarizado, onde emissor e receptor têm papeis distintos. Há a compreensão que os atores sociais interferem no desenvolvimento das organizações, e essas na vida dos atores sociais.


Graças a essa nova perspectiva é proposto o modelo de “Interação comunicacional dialógica”, para tentar explicar melhor as práticas comunicacionais contemporâneas. Esse modelo demonstra que tanto a organização quanto os públicos são interlocutores na comunicação, uma vez que interagem num processo complexo e dinâmico, onde cada um defende seu interesse.


A organização continua sendo considerada o emissor e os públicos os receptores, porém há a criação de uma área denominada como espaço comum, onde existem os diálogos. O tamanho dessa área está em constante mudança, sempre influenciado pelo nível de poder da organização ou dos fatores sociais.


Atualmente as organizações devem pensar todo o processo comunicacional como estratégico, identificar a importância dos públicos que interagem com ela, bem como seu poder de influência no dia a dia das organizações. Para isso esse modelo aqui explicado pode ajudar a entender um pouco mais sobre a complexidade dos processos comunicacionais.




Modelo de Interação Comunicacional Dialógica

Por Renan Pereira Santana

Fontes:


Oliveira, Ivone de Loudes. O que é Comunicação estratégica nas organizações?/ Ivone de Lourdes Oliveira, Maria Aparecida de Paula. – São Paulo: Paulus, 2007.- (Coleção Questões fundamentais de comunicação: 8/ coordenação Valdir José de Castro)

Aula da Professora Claudia Nociolini Rebechi de Comunicação Organizacional do curso de Relações Públicas da Universidade Metodista de São Paulo.

http://ocappuccino.blogspot.com/2008/09/comunicao-estratgica-no-contexto.html

0 comentários:

Postar um comentário