domingo, 31 de maio de 2009

Entrevista com Viviane Mansi - Merck Sharp & Dohme

A profissional entrevistada desta semana é a senhora Viviane Mansi, ela se formou no curso de Relações Públicas no ano de 2000 na Faculdade Cásper Líbero.

Atualmente é professora de Gestão da Comunicação Interna na mesma faculdade, gerente de Assuntos Corporativos na indústria farmacêutica Merck Sharp & Dohme, além de fazer consultoria desde 2008.

Confira a entrevista!

Para a senhora, o que é Comunicação Organizacional?

Comunicação organizacional compreende todas as dimensões de comunicação necessárias para uma empresa se posicionar bem no mercado. Inclui relações públicas, comunicação interna, relacionamento com imprensa, com o governo e com outros públicos de interesse. Talvez por interferência da empresa em que eu trabalho, não coloco marketing nesse pacote.

Qual é importância da Comunicação Organizacional no mundo globalizado e com públicos mais exigentes?

Transparência é fundamental para obter boa vontade dos públicos e relacionamento de longo prazo. A gente confia em quem não conhece? Acredito que não, por isso uma postura de contínua transparência contribui com o resultado das empresas.

Como é estruturado o Departamento de Comunicação na empresa aonde trabalha?

O Depto de Comunicação é uma diretoria, assim como é finanças, recursos humanos, marketing, vendas, etc.
Somos um diretor, uma gerente, duas coordenadoras, uma assistente e um aprendiz.

De que maneira é utilizada a comunicação estratégica?

Nosso entendimento é que a comunicação estratégica é aquela que ajuda a melhorar o resultado do negócio, por isso essa discussão é pauta contínua do nosso dia-a-dia.

As relações interpessoais são incentivadas? De que maneira?


Sempre são incentivadas. Não há nada mais eficiente que o olho no olho

A Senhora tem participado de Congressos da Associação? Eles contribuem para as práticas nas organizações?


Participo de várias iniciativas de troca de experiências, não só das associações de relações públicas. É uma forma de ampliarmos o horizonte e também de fazer contatos.

O maior desafio da comunicação organizacional é poder mensurar sua efetividade nos resultados da empresa. Faça um breve comentário a respeito desta afirmação.

Concordo plenamente. Se não há medição de resultado, não há como mostrar o valor do nosso trabalho. Acredito em mensuração contínua, bem estruturada, mas nem por isso megalomaníaca. A medição precisa ser coerente com as atividades, o tempo e a verba que a área tem para fazê-la.

Para a Senhora a comunicação organizacional é valorizada como forte aliado nas empresas?Ou ainda falta o reconhecimento e conhecimento da sua importância por parte da alta administração?

A alta administração tem dado cada vez mais atenção para a comunicação organizacional. Prova disso é o aumento da demanda de trabalho.

Que impacto as novas tecnologias têm provocado na comunicação organizacional?

A tecnologia impacta de muitas formas, mas acho que a principal é a sensibilização de que é preciso agir rápido. Onde não há fato há boato.

Quais são suas perspectivas em relação às organizações e seus públicos futuramente?

O espaço para a comunicação deve crescer muito ainda. As empresas estão mais preocupadas com o assunto, portanto terão áreas mais fortes (significa mais contratação e mais treinamento). Há também espaço para o crescimento de agências de comunicação, pois nem toda a empresa consegue aumentar o número de profissionais e recorrem a serviços terceirizados.
Também há uma demanda muito forte para comunicação interna e comunicação com o governo. Esses dois públicos foram deixados de lado durante muito tempo e agora voltam para o centro da discussão.


Por Gabriela Diaz e Silva

Fontes:
entrvista cedida pela profissional via e-mail no dia 26 de maio de 2009
http://www.blogger.com/profile/15970077188672582934

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