sexta-feira, 22 de maio de 2009

Entrevista com Gisele Russano - WeDo SP Marketing Promocional

Durante esta semana entrevistei a Senhora Gisele Russano, Coordenadora de Planejamento da WeDo SP Marketing Promocional. É formada em Relações Públicas pela USP – ECA e Pós-Graduada em Marketing pela Mackenzie.

Já atuou em diversas empresas na área de Marketing, Eventos, Relações Públicas e atualmente em Planejamento. Conversamos sobre Comunicação Organizacional. Confira a entrevista na íntegra:

Entrevistadora: Para a Senhora., o que é Comunicação Organizacional?

Gisele Russano: A comunicação organizacional é uma ferramenta que as empresas utilizam como suporte para criar todas as suas estratégias. Ela abrange todas as formas de comunicação que a organização utiliza para interagir com seus públicos (interno e externo).


Entrevistadora: Há diferença na Comunicação Organizacional no Brasil em relação aos outros países?
Gisele Russano: Não tenho muito conhecimento da aplicação da comunicação organizacional em outros países, mas acredito que ela se adapte à realidade de cada país. Entretanto, em qualquer lugar do mundo a comunicação sempre refere-se à interação e relacionamento da organização com seus públicos.

Entrevistadora: A senhora considera a Comunicação Organizacional uma estratégia da empresa?
Gisele Russano: Com toda a certeza. A empresa se baseia nos seus públicos para a tomada de decisões estratégicas.

Entrevistadora: Como se estuda a relevância de uma proposta de comunicação interna ou externa? E como ela se apresenta aos níveis superiores e inferiores da hierarquia organizacional da empresa?
Gisele Russano: Uma proposta de comunicação tem mais relevância quando atinge o público-alvo com a ferramenta certa. Os níveis superiores têm papel fundamental de decisão e aprovação das estratégias de comunicação, que são apresentadas aos níveis superiores.

Entrevistadora: As relações interpessoais são incentivadas? De que maneira?
Gisele Russano: Sim, visto que a comunicação organizacional trata sempre de relacionamento entre organização e público, as relações interpessoais são essenciais para um resultado efetivo.

Entrevistadora: A Senhora tem participado de Congressos da Associação? Se sim, o que lhe agradou mais?
Gisele Russano: Não.

Entrevistadora: A empresa onde trabalha possui alguma estratégia de comunicação diferenciada para integrar seus públicos a empresa?
Gisele Russano: Sim, a empresa sempre busca formas diferenciadas e inusitadas de comunicação para atingir ao nosso público, que são empresas que contratam o serviço de marketing promocional.

Entrevistadora: Quais são os maiores desafios da área de comunicação nas empresas ao lidar com os seus públicos estratégicos?
Gisele Russano: O maior desafio é entender o perfil do público e falar na linguagem adequada a ele. Compreendendo o perfil do público que se quer atingir é muito mais fácil criar estratégias de comunicação que o atinja, porém esta é uma grande dificuldade da maioria das empresas brasileiras.

Entrevistadora: Que impacto as novas tecnologias tem provocado na comunicação organizacional?
Gisele Russano: As novas tecnologias têm provocado um enorme impacto na comunicação organizacional, pois são novas ferramentas que a empresa pode utilizar para atingir os seus públicos-alvo.

Entrevistadora: Na sua opinião, como o profissional de Relações Públicas é visto hoje no mercado de trabalho?
Gisele Russano: Atualmente a profissão de Relações Públicas, assim como todas as outras da área de comunicação, tem maior exposição devido principalmente a Internet. Isso faz com que as pessoas entendam melhor o trabalho deste profissional e o valorizem cada vez mais.

Gisele Russano, nós da ComunicAtiva RP gostaríamos de agradecer pela atenção e disponibilidade que foi concedida nesta entrevista.


Conheça os trabalhos da WeDo SP Marketing Promocional (http://www.wedo.com.br/)


Por Mayara Algaba Santos

0 comentários:

Postar um comentário