sábado, 30 de maio de 2009

Responsabilidade Social: Significado, Prática e Consequência

A palavra responsabilidade é derivação do latim, respondere, que significa responder. E segundo o dicionário Michaellis, responsabilidade é “a qualidade de responsável”, que “responde por atos próprios ou de outrem”, que “deve satisfazer os seus compromissos ou de outrem”.

Podemos perceber que algumas organizações da atualidade confundem Responsabilidade Social com aumento de lucros, ou até mesmo com marketing. E esquecem de verificar (e colocar em prática) o real significado. Responsabilidade Social não se pode confundir com simples doações e nem somente com ações assistencialistas, muitos menos com vendas. Extrapolando estes limites, está ligada a transformações econômicas, políticas e culturais das organizações e estes fatores são determinantes da postura empresarial.

Os consumidores estão melhor informados e exigentes quanto aos produtos e serviços das organizações, então se tornam cidadãos conscientes das necessidades de sua comunidade e passam a reivindicar e cobrar o cumprimento das responsabilidades das empresas para o seu desenvolvimento.

Investir em projetos sociais, não deve ser, nem transparecer ações oportunistas das organizações para multiplicar seus lucros, mas sim agregar valor a sua identidade e fazer com que seu nome e a ação socialmente responsável, tenham associação positiva entre os seus públicos estratégicos.

Responsabilidade Social, além de ser estratégia de comunicação externa, pode ser desenvolvida no contexto organizacional interno, estimulando a participação dos funcionários e assim trazer à empresa ganhos multiplicados.

As organizações que desenvolvem verdadeiras ações socialmente responsáveis podem perceber que, tornando – se organizações cidadãs, há ganhos por todos os lados, para a própria empresa e seus negócios, para os funcionários, para a comunidade e para os outros públicos envolvidos no contexto geral da organização. Assim juntando a identidade corporativa, a credibilidade que é transmitida, a responsabilidade, a qualidade de serviços e produtos, é que se têm consequências como por exemplo, os lucros.

Por Nicole Evangelista Nanci

Fontes:
http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/responsabilidadesocial/0098.htm

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